02/09/2009

Inversão de Valores

O perigo da inversão de valores

Lamentavelmente entre o povo de Deus, muitos costumam dar ênfase aos seus dons espirituais, sem esforçar-se para harmonizar essa habilidade com a sua conduta ética. Eles falam línguas, e são usados em profecia e revelação, têm visões celestiais. Porém, toda ênfase nos dons, muitas vezes não condizem com o seu testemunho de vida cristã diante de Deus e do mundo.

Por isto, quem olha para muitos destes irmãos aparentemente vê alguém espiritual, mas a decepção depois é grande quando descobre o "eu" por baixo das aparências e da religiosidade. Geralmente durante os cultos e reuniões de oração, os crentes valorizam mais a aparência do que o conteúdo. Aparentam ser fervorosos, consagrados, santos e até são elogiados por causa dos dons e dos talentos espirituais que receberam. Mas o seu dia a dia, na família, na empresa onde trabalham ou entre amigos, costumam fazer trambiques, falar mentiras e palavras torpes.

Os crentes que valorizam mais a aparência física do que as qualidades morais, geralmente são legalistas. Estão sempre preocupados em manter o tradicionalismo. Ao invés de buscarem a Cristo com o coração humilde e quebrantado e fazerem uma análise introspectiva de sua vida cristã, conforme é recomendado em 1 Coríntios 11:28 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice", ocupam-se de tomar conta da vida dos outros. Paulo falo sobre essa inversão de valores em Colossenses 2:23

"As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne."

Existem muitos crentes e até lideres evangélicos que se deixam levar pela falsa aparência de piedade. Nestes últimos dias, precisamos ter o cuidado, analisar com muito critério o conteúdo e as verdadeiras intenções de quem se diz nosso irmão em Cristo. Não podemos nivelar a espiritualidade de um crente pelas vezes em que ele fala em línguas ou dá glórias a Deus. Em Mateus 7:21, está escrito:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."

Extraído do livro O perigo da inversão de valores - O que está acontecendo com o povo de Deus?
Silas Malafaia





Nenhum comentário:

Postar um comentário