02/12/2010

Você é amigo de verdade?


Por Maurício Arruda


O que é ser amigo para nós cristãos? Frequentar as comunhões e ter sempre estampado um sorriso nos rosto ainda que hipócrita? Sentar ao lado da mesma pessoa nos cultos? Ter as pessoas em minhas redes sociais, fotos e frases triunfalistas? Ser descolado e sempre garantir a alegria e descontração em determinados grupos ou dizer sim para tudo o que me oferecerem, afinal alguns definem que amigo bom é aquele que está sempre junto, independente se é certo ou errado o que se faz?

A bíblia define de outro modo o papel para ser um amigo de verdade. Em Provérbios 27: 6 lemos "Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos." O quê aprendo com a segunda parte do verso "mas os beijos do inimigo são enganosos?" De acordo com esse versículo, muitas vezes ficamos confusos sobre quem são nossos amigos e inimigos, contudo entendo que temos uma tendência de amar as pessoas que nos “beijam”, afirmando-nos e nos dizendo o que queremos ouvir. “Você estava certo em ficar com raiva.” “Você não merece ser tratado dessa maneira.”

Mas a Bíblia diz que da mesma forma que lobos podem aparecer em pele de cordeiro, nossos inimigos também podem “vestir-se” como amigos. E a fantasia que usam são muitos “beijos”. Em outra passagem, a bíblia diz que "há um amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24). Irmãos são todos os que professam a mesma fé, amizade vai muito além disso. O papel do amigo, além de estar sempre caminhando ao lado de nós, é visto por outra ótica e, diga-se de passagem, pouco comum no que vemos hoje em dia.


Poucos de nós têm o tipo de amigos que a Bíblia diz que precisamos. Isso porque o que se fala sobre amizade, hoje, é muitas vezes uma imitação barata do que realmente é. Segundo o livro dos Provérbios, um verdadeiro amigo irá, ocasionalmente, ferir você. Agora pense nisso por um momento. A ferida dói. Não é agradável. Pode levar algum tempo para sarar. Ninguém acorda de manhã e diz: “Eu espero que eu fique ferido hoje!” Não, nós geralmente acordamos esperando que o dia vá acontecer à “nossa maneira”, ou seja, confortável, fácil e sem complicações. Ferimentos não se encaixam nesse quadro, mas beijos com certeza.

Mas o verso nos ensina que "leais", são as feridas do amigo. Em outras palavras poderíamos afirmar que o amigo terá palavras duras a nosso respeito, mas certamente estas palavras nos conduzirão a vida. Não o que o mundo ensina e ao qual estamos acostumados no que se refere a amizade.

Amigo de festas, passeios, comunhões, baladas e sorrisos constantes. Isso é fantasioso! A vida não se constitui apenas dos momentos felizes e 100% de acertos. Erramos constantemente, pecamos, choramos, iramo-nos, nos aborrecemos, contudo o amigo é aquele que tem também estes valores. pois também fazem parte da sua vida.

Amigo é aquele que coloca em risco a amizade, mas não omite ou mascara os percalços da vida, pois muitas vezes é difícil falar o que o outro não quer ouvir, mas isto é virtude de que é verdadeiramente amigo. Longe de se ter razão em tudo que fala, devemos orar a Deus para nos dar humildade suficiente e sabedoria para lidar com este assunto, afim de não omiti-lo e fazer da amizade algo mentiroso, superficial, falso, hipócrita e diferente do que a palavra nos ensina.



Uma velha canção de um poeta secular me vem à memória e também resume uma verdadeira amizade:

A amizade nem mesmo a força do tempo irá detruir;
Somos verdade! Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir;
Quero chorar o seu choro;
Quero sorrir seu sorriso;
Valeu por você existir amigo!

Será que temos sido verdadeiros amigos, ou apenas construimos amizades que nos convém, pois de certa forma tiramos algum proveito disso que chamamos de amizade?

Neste assunto tão sério que não se faz com meias verdades, o bom mesmo é meditar na palavra de Deus e mais do que isto, colocá-la em prática em nossas vidas, ou melhor em nossas amizades.

Que Deus nos abençoe!

Nele, o verdadeiro e incontestável amigo!


Pensando em minhas amizades e coloborando mais um vez com o blog Cristão Sim Alienado Não .

Nenhum comentário:

Postar um comentário