03/01/2011

Heresias – Como Combatê-las?

Por Maurício Arruda

Texto básico: 2 Pedro 2:1

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Sabemos que os que praticam heresias terão sobre si as conseqüências dos seus atos, mas a pergunta é: Como nós cristãos podemos combater as heresias? Primeiramente precisamos definir heresia.

Heresia pode ser definida como falsa doutrina; ensinamento enganoso; blasfêmia. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos - tal como a idéia de que Jesus Cristo foi divino.

Podemos citar como exemplo os saduceus, que eram uma seita dentro do judaísmo (Atos 5:17), assim como eram os fariseus (Atos15:5).

Agora que aprendemos o que é heresia podemos ir para o tema principal desta postagem que é: Como combater as heresias? Em nosso último post falamos da importância da leitura como fonte de conhecimento e hoje, a resposta para este questionamento está diretamente relacionado à leitura.

Somente se conhecermos profundamente as Escrituras, poderemos evitar os enganos que hoje são pregados em púlpitos, estudos, cursos teológicos, etc. Hoje à tarde ao ouvir um debate acerca de como é a vida de um pastor, o entrevistado em questão, pastor há mais de 20 anos, disse que sua mãe assistia há um programa de televisão, certamente um canal evangélico, e comentou com ele: “Filho este pastor aí está falando bobagens, eu conheço a bíblia e está história está mal contada.”

A bíblia nos garante a autenticidade do que está sendo dito, aliás, creio que devemos examinar nas escrituras tudo o que ouvimos. Veja o que está escrito em Atos 17:11: 

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

Não se pode digerir goela abaixo o que se ouve sem examinar as escrituras ou conhecê-la profundamente. O acesso às Escrituras é gratuito e se lhe faltar entendimento acerca de certo tema, procure algum líder de sua igreja que possa lhe instruir.

Não se engane! Combata as heresias com a palavra de Deus e ore constantemente para que o Espírito Santo possa lhe revelar as verdades do Evangelho.

João 14:26

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

No mais tudo na Santa Paz.

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário