18/02/2011

As atitudes da adoração

Precisamos começar com as Escrituras. Mais especificamente, o lugar por onde devemos começar é o livro de Salmos. Muitos cristãos voltam-se para o livro de Salmos em tempos de angústias para encontrar palavras de consolo e de encorajamento.

Os cristãos também usam os Salmos para dar asas aos seus sentimentos de grande alegria. Mas é surpreendente, pelo menos para nós, que raramente os Salmos sejam usados para ensino. É como se fossem sutilmente afastados do uso básico das Escrituras conforme descrito por Paulo em:

2 Timóteo 3

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Os Salmos também fazem parte das Escrituras inspiradas por Deus para uso prático no ensino, na exortação, na correção e no treinamento na justiça, para dar ao cristão o preparo adequado para as tarefas que Deus tem para cada um de nós. Um dos grandes valores dos Salmos didático é que juntamente com o ensino que trazem, apresentam o sentimento da pessoa em vista.

Quando lemos os Salmos, podemos permitir que a poesia não só nos instrua, mas também nos dê a experiência que essa grande literatura pode proporcionar. Um dos ensinos sobre a adoração do Saltério (antigo instrumento musical de cordas) está no Salmo 95.

O Salmo apresenta as atitudes da adoração de um modo maravilhosamente equilibrado. Deus tem anseios com respeito aos nossos cultos de adoração hoje. Ele tem anseios não só quanto ao que é efeito, mas também ao como é feito. No Salmo 95, encontramos uma admirável mistura de uma série de atitudes que Deus deseja de nós quando nos colocamos diante dEle em verdadeira adoração.

O Salmo 95 há muito tem sido usado na história da igreja com um convite à adoração. Na igreja latina, esse salmo era conhecido como "Venite" - "Vinde!". Trata-se de um salmo de exortação pública para que o adorador se achegue, mas que o faça corretamente, para adorar o Deus vivo.

Salmos 95

1 Vinde, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação.
2 Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.
3 Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.
4 Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.
5 Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.
6 O, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.
7 Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,
8 Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;
9 Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.
10 Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.
11 A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.

Créditos: Trechos extraídos do livro Teologia da Adoração - Ronald Allen e Gordon Borror

Nenhum comentário:

Postar um comentário