03/02/2011

Quanto à Ceia...

por Maurício Arruda

Quando o assunto é ceia, estamos bem familiarizados com as passagens de 1º Coríntios 11:23 "Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão" e por ai vai...




Já vi muitas pregações em noite de ceia que não fogem a este modelo. Contudo, aprendo algumas coisas ao meditar em alguns versos deste capítulo 11 de 1º Coríntios, que está diretamente relacionado aos nossos olhares.

Reflita comigo:

1 Coríntios 11:28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

(Olhar para dentro)

Aqui o olhar deve estar direcionado para dentro de nós. É a auto-análise. Esta não deve ser feita superficialmente, pois se assim agirmos, podemos ignorar áreas de nossas vidas que requerem tratamento e mudança. A identificação de um problema é o primeiro passo para que através do Espírito Santo, possamos alcançar graça e consequentemente mudança.

(Olhar para frente)

1 Coríntios 11:26 Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

Quando ceiamos, não praticamos apenas um ritual deixado por Jesus anunciando a sua morte, mas olhamos para frente. Note o final do verso que diz "até que ele venha". Pela fé em Cristo cremos na sua volta e ao ceiar estamos declarando esta verdade.

(Olhar ao redor, a nossa volta)

1 Coríntios 11:33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

A ceia também demonstra comunhão. É nesta hora que nos reunimos em comunhão com os irmãos. Devemos esperar uns pelos outros conforme o final do verso. A alegria do Senhor está na comunhão dos irmãos no momento de ceia.

Maranata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário