16/08/2011

Santidade - # 1

Posso assistir novela? Sexo antes do casamento pode? Cabelo comprido é de Deus? Não gosto de saião de crente, e agora? Sou tatuador, vou ir pro inferno ou sou menos santo por isso?




Muito se fala sobre santidade. Alguns são argumentos bíblicos, outros voltado à visão dos ministérios, etc. Nesta série "Santidade", dividida em 6 partes, abordaremos temas que nada tem haver com santidade onde muitos tropeçam ao longo da caminhada cristã em seus questionamentos. Bastaria então fazer uma análise bíblica para entendermos melhor acerca do assunto que em muitos arraiais, hoje já não se tem tanto espaço, em outros, não passam de criações da mente humana que estão muito distantes da verdade bíblica. Vale lembrar que "não" estamos aqui falando sobre visão ministerial.

1) A santidade não tem nada a ver com usos e costumes.

Ser santo não é guardar uma série de regras e normas concernentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é ser contra piercing, tatuagem, filmes da Disney, a Bíblia na Linguagem de Hoje. Não é só ouvir música evangélica, nunca ir à praia ou ao campo de futebol e nunca tomar um copo de vinho ou uma cerveja. Não é viver jejuando e orando, isolado dos outros, andar de paletó e gravata. Para muitos, santidade está ligada a esse tipo de coisa. Duvido que estas coisas funcionem.

Elas não mortificam a inveja, a cobiça, a ganância, os pensamentos impuros, a raiva, a incredulidade, o temor dos homens, a preguiça, a mentira. Nenhuma dessas abstinências e regras conseguem, de fato, crucificar o velho homem com seus feitos. Elas têm aparência de piedade, mas não tem poder algum contra a carne. Foi o que Paulo tentou explicar aos colossenses, muito tempo atrás: "As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." (Colossenses 2.23).

Ame Geral - Deus te abençoe!

Fonte: O Tempora, O Mores - Augustus Nicodemus Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário