17/12/2013

Arrependimento # 1

Arrependimento!

O que as Escrituras falam acerca do tema? Como é de fato o arrependimento Bíblico? Será que já nos arrependemos? Por que tais comportamentos em nossas vidas são tão difíceis de se lidar, não houve arrependimento? Ou talvez por não se arrepender verdadeira e biblicamente, não crescemos espiritualmente e em decorrência disto, desistimos de lutar ou até mesmo crer que haverá mudança significativa em tais delitos cometidos? Ou ainda porque não dizer: estamos confundindo, santificação com arrependimento?


Diante de todas estas questões, decidi postar um estudo acerca do tema da postagem, para assim aprender com a Escritura e também compartilhar com os irmãos que também entram em seus conflitos quando o assunto é arrependimento. Além de uma robusta pesquisa, segue alguns comentários de amigos e pastores sobre o tema ao longo desta série.


Religião VS Arrependimento

Muitas pessoas pensam que a palavra Arrependimento significa "tomar vergonha na cara", "virar religioso" ou "andar na linha". Como se nós pudéssemos fazê-lo. Arrependimento requer uma mudança completa em nosso ponto de vista. Significa olhar as circunstâncias como Deus as vê. Deus simplesmente nos pede que nos voltemos a Ele. É desta forma que aceitamos Seu presente. Quando assim agimos, certos resultados nos são prometidos. Se decidimos não aceitar o presente de Deus, outros tipos de resultados são prometidos.

Olhe e Viva

Números 21:8-9 (NVI) O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá".
Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.

Imaginemo-nos nesta situação. Serpentes venenosas picaram todas as pessoas, e antes de morrermos a nossa perspectiva não é das melhores. 

De repente uma poderosa voz se ergue sobre a congregação gritando: "Nós temos que fazer alguma coisa. Temos que nos salvar"! Mas como? Uma outra voz se levanta; "Não fique parado ai, faça alguma coisa"! Um outro apresenta uma solução plausível: "Se vocês correrem freneticamente, o veneno perderá seu poder"! Alguns tentam correr, mas acabam morrendo. 

De outro lado encontramos um indivíduo com uma voz envolvente vendendo "óleo de serpente", declarando que tal óleo contém um antídoto. E desse lado, uma revista mostrando como estar na moda mesmo na hora da morte; afinal de contas, ainda não estamos mortos! E assim por diante...

Entra Moisés em cena, dizendo: "Se vocês olharem para a serpente de bronze que foi levantada naquele poste, vocês viverão. Se não olharem, nada do que vocês fizerem importará; vocês morrerão". 


Vejamos como nós realmente reagiríamos após recebermos esta revelação: 

"Ele deve estar brincando", pensaríamos. "Não fazer nada?! Só olhar?! Nos sentimos insultados com tal solução! Nós temos que fazer alguma coisa!" 

Moisés responde, "Parem com todas as atividades. Olhem e vivam!"

Sinceramente, se você estivesse lá, você acreditaria em Moisés? Você crê na solução de Deus para hoje?

Medite nos versos abaixo:

João 3:14 (NVI) "[Jesus] Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado".



Todos nós fomos picados e o pecado tem corrido em nossas veias desde então. Com certeza nos levará à morte. Há somente uma solução, mas é uma ofensa à nossa habilidade de nos salvarmos. 

João 6:40 (NVI) "Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".

João 6:29 (NVI) Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".

Mateus 4:17 (NVI) Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".

Lucas 13:3 (NVI) ... "Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão". [Se voltar para Deus ou perecer]

Continuaremos com o estudo na próxima postagem


Créditos: Atos 17:11 - Estudos Bíblícos