25/05/2016

Microfone Mata?

Por Maurício Arruda

Pois é...

Mais um caso daquela velha história de que microfone pode virar uma arma destruidora na mão de quem comete excessos.

E desta vez eu mesmo estava presente no culto onde o pastor que trouxe a exposição da Palavra de Deus "escorregou no quiabo". 

Na verdade penso que o exagero cometido beirou a falta de respeito, embora piamente creia que esta não era a intenção do pastor.

Me refiro ao fato de que no meio pregação trazida pelo pregador ao se referir à liturgia comum das igrejas católicas, suas palavras não foram bem escolhidas o que culminou num sentimento de ofensa por parte de uma visitante que eu mesmo havia levado ao culto.

O assunto trazido pelo pastor abordava a fato que alguns padres atualmente cantam em suas igrejas canções que nasceram no meio evangélico e hoje são cantadas em ambientes católicos, igreja, encontros, eventos, etc., entretanto os padres que compartilham destas canções jamais tiveram algum contato com os autores e cantores de tais canções e consequentemente também não solicitaram nenhuma autorização para usá-las. 

Sem entrar no mérito do "isso pode" ou "isso não pode", fato é que minha convidada, ainda católica, se apegou justamente neste momento de culto para justificar que não havia gostado do culto quando perguntada por seu marido que também estava presente.

Lamento o ocorrido e o que era difícil (levar o casal na igreja), fica mais difícil ainda. 

Há uma responsabilidade que não pode ser esquecida quando estamos nos dirigindo a pessoas dentro da igreja, sobretudo nos cultos públicos onde a presença de convidados e quase que inevitável. 

Nas Escrituras, temos a orientação do apostolo Paulo na epístola aos Efésios 4:29 que diz: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."

Infelizmente, nos esquecemos desta orientação e nossa limitação humana nos permite cometer tais erros.


Finalmente concluo que o uso de nossas palavras deve sempre passar pelo crivo das Escrituras que nos ensinam a fazer uso da mesma, mas sempre tendo como finalidade última o propósito de edificar aqueles que nos ouvem.

06/04/2014

Noé filme - "Não é mesmo!"

Paz do Senhor Jesus,

Na última sexta feira, fui ao cinema com minha noiva para assistirmos o então Noé, que podemos por que não chamá-lo de "Não É"



por Mauricio Arruda

Deixo claro, que não fui assistir o filme, crendo que este fosse Bíblico, ou mesmo acreditando que haveria uma mensagem evangelística, todavia não pensava que iria ser tão ruim como de fato foi.

Vamos a lista do que o filme "Não É":

Não é Bíblico;
Não é nem um pouco Bíblico;
Não é uma grande é uma grande produção em efeitos 3D; Mas a sensação 3D nós tivemos sim ao sair do filme: (desanimado, desgostoso, descontente);
Não é um filme com grande atuação dos atores envolvidos;
Não é uma produção fiel com os textos Bíblicos;
Não é um filme de ficção, pois se confunde em sua estória;
Não é indicado para quem deseja ver um história Bíblica;
Não é melhor do que ficar em casa com a família fazendo qualquer outro programa;
Não é um filme para levar a noiva para assistir crendo na possibilidade de conteúdo para edificação de ambos e muito menos bancar de romântico...rs;
Não é um filme que vale o ingresso; etc, etc, etc...

Bom eu poderia escrever mais um monte de coisa que o Noé, não é, mas pelo que escrevi já dá para você leitor ter um ideia do "Não É";

Deus abençoe!

20/02/2014

Crente Zagallo - A Superstição no Ambito Cristão!



Mário Jorge Zagallo, conhecido como o "velho lobo", técnico da seleção brasileira campeã de 70 e auxiliar técnico de Parreira em 94, afirmava que a razão de suas vitórias era o número 13. Ele acreditava piamente de que o número 13 o ajudava em seus empreendimentos. Isso é claramente, superstição. 

Elemento que faz parte não somente da vida de Zagallo, mas de grande parte da população.  Acredita-se, por exemplo, que quando se quebra um espelho, atrai sete anos de azar; quando um gato preto cruza o caminho é um mau presságio; e é necessário bater três vezes na madeira quando se ouve uma afirmação negativa;  Afirma-se que "varrer a sujeira para fora de um estabelecimento afasta os clientes" e "colocar a vassoura virada atrás da porta expulsa o indesejável visitante". 

Essas são algumas das superstições que fazem parte da vida de muita gente. Mas a pior delas é aquela que ocorre no âmbito cristão.

Há um bombardeio dessas "superstições cristãs" atualmente. 

Crê-se que tomar a água que recebeu oração especial de um dos 318 pastores é mais eficaz do que uma "oração comum" feita sem a utilização da água.

A oração com a imposição das mãos do "bispo" e/ou "apóstolo", surte mais efeito do que a oração feita por "qualquer" crente. 

Distribuem-se, por preço absurdo, óleos ungidos, sal grosso, vassoura da purificação da casa, perfuminhos para o casamento feliz, lâmpadas para que o lar fique iluminado, pedras vindas de Jerusalém, águas do rio Jordão, lenço do Valdomiro, com o propósito de abençoar com mais eficácia a vida das pessoas e fronha ungida para ter bons sonhos, além do martelo que quebra todo e qualquer tipo de "maldição".

O jargão "em nome de Jesus" tem sido usado para tudo. Ouvi uma mulher falar com sua filhinha: "venha para cá em nome de Jesus". Esse é um dos jargões que tem sido utilizado como superstição, assim como o "tá repreendido", "misericórdia", "Deus é dono do ouro e da prata" e por aí vai...

Percebe-se uma mescla entre algumas verdades legitimas e crenças populares que desvirtuam o real significado. Superstições que têm como elementos os objetos, as palavras e personagens bíblicos. Concepções que precisam ser julgadas à luz da palavra bem interpretada. Tal qual no período medieval, alguns cristãos acreditam em superstições absurdas, que resultam em uma desconfiguração do testemunho do real cristianismo, sem falar no fato de que estes homens e mulheres, com aparência de piedade, estão nas trevas da ignorância. 
   
É necessário que, ao invés de as pessoas procurarem bênçãos imediatas através de métodos ilegítimos baseados em concepções infundadas, estas busquem saber o que, de fato, Deus nos instrui em sua palavra. 

Cuidado para que não sejas um  “Crente Zagallo”.

créditos: Pr. Josguimar
adaptações: Mauricio Arruda.

27/01/2014

Arrependimento # 2

Nosso papel no Plano de Deus
por Maurício Arruda



Mateus 3:2 (NVI) "Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo".

Marcos 6:12 (NVI) "Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse.

Atos 2:38 (NVI) Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.


Arrepender-se, segundo o dicionário On Line Priberam significa:

1. Lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita. 2. Mudar de intenção ou de ideia.

Do grego μεταμέλεια - Metanóia, que é na verdade a junção de duas palavras: Meta: Mudança, e Nóia: Mente, o que traduzido do grego quer dizer mudança de mentalidade.

Esta mudança de mentalidade deve ser imediata e necessária, uma vez tendo havido um encontro com Deus.

Arrependimento não é um mero sentimento de culpa. O sentimento de culpa com relação ao nosso pecado vem antes do arrependimento, porém não é o arrependimento em si. Ninguém se arrepende, a menos que tenha primeiramente se sentido culpado com relação ao seu pecado, porém nem todos que se sentem culpados arrependem-se de fato.

Portanto, conforme o ensino Bíblico, temos que nos arrepender até que Ele venha, pois certamente no processo de santificação, o arrependimento é contínuo e diário, visto que aqui existe um processo sendo desenvolvido, embora ao encontrar-se com o Senhor e pela Sua Graça, mediante a fé, ser salvo, deve-se haver o arrependimento imediato, ou como dito acima, uma mudança de mentalidade.

Considere isso!

Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Romanos 2:4

Deus te abençoe e dê graça no caminho do arrependimento!

Links: Arrependimento -1

contribuição: Atos 17:11 - Estudo Bíblicos

17/12/2013

Arrependimento # 1

Arrependimento!

O que as Escrituras falam acerca do tema? Como é de fato o arrependimento Bíblico? Será que já nos arrependemos? Por que tais comportamentos em nossas vidas são tão difíceis de se lidar, não houve arrependimento? Ou talvez por não se arrepender verdadeira e biblicamente, não crescemos espiritualmente e em decorrência disto, desistimos de lutar ou até mesmo crer que haverá mudança significativa em tais delitos cometidos? Ou ainda porque não dizer: estamos confundindo, santificação com arrependimento?


Diante de todas estas questões, decidi postar um estudo acerca do tema da postagem, para assim aprender com a Escritura e também compartilhar com os irmãos que também entram em seus conflitos quando o assunto é arrependimento. Além de uma robusta pesquisa, segue alguns comentários de amigos e pastores sobre o tema ao longo desta série.


Religião VS Arrependimento

Muitas pessoas pensam que a palavra Arrependimento significa "tomar vergonha na cara", "virar religioso" ou "andar na linha". Como se nós pudéssemos fazê-lo. Arrependimento requer uma mudança completa em nosso ponto de vista. Significa olhar as circunstâncias como Deus as vê. Deus simplesmente nos pede que nos voltemos a Ele. É desta forma que aceitamos Seu presente. Quando assim agimos, certos resultados nos são prometidos. Se decidimos não aceitar o presente de Deus, outros tipos de resultados são prometidos.

Olhe e Viva

Números 21:8-9 (NVI) O Senhor disse a Moisés: "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá".
Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.

Imaginemo-nos nesta situação. Serpentes venenosas picaram todas as pessoas, e antes de morrermos a nossa perspectiva não é das melhores. 

De repente uma poderosa voz se ergue sobre a congregação gritando: "Nós temos que fazer alguma coisa. Temos que nos salvar"! Mas como? Uma outra voz se levanta; "Não fique parado ai, faça alguma coisa"! Um outro apresenta uma solução plausível: "Se vocês correrem freneticamente, o veneno perderá seu poder"! Alguns tentam correr, mas acabam morrendo. 

De outro lado encontramos um indivíduo com uma voz envolvente vendendo "óleo de serpente", declarando que tal óleo contém um antídoto. E desse lado, uma revista mostrando como estar na moda mesmo na hora da morte; afinal de contas, ainda não estamos mortos! E assim por diante...

Entra Moisés em cena, dizendo: "Se vocês olharem para a serpente de bronze que foi levantada naquele poste, vocês viverão. Se não olharem, nada do que vocês fizerem importará; vocês morrerão". 


Vejamos como nós realmente reagiríamos após recebermos esta revelação: 

"Ele deve estar brincando", pensaríamos. "Não fazer nada?! Só olhar?! Nos sentimos insultados com tal solução! Nós temos que fazer alguma coisa!" 

Moisés responde, "Parem com todas as atividades. Olhem e vivam!"

Sinceramente, se você estivesse lá, você acreditaria em Moisés? Você crê na solução de Deus para hoje?

Medite nos versos abaixo:

João 3:14 (NVI) "[Jesus] Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado".



Todos nós fomos picados e o pecado tem corrido em nossas veias desde então. Com certeza nos levará à morte. Há somente uma solução, mas é uma ofensa à nossa habilidade de nos salvarmos. 

João 6:40 (NVI) "Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".

João 6:29 (NVI) Jesus respondeu: "A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou".

Mateus 4:17 (NVI) Daí em diante Jesus começou a pregar: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".

Lucas 13:3 (NVI) ... "Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão". [Se voltar para Deus ou perecer]

Continuaremos com o estudo na próxima postagem


Créditos: Atos 17:11 - Estudos Bíblícos 

15/10/2013

Presciência & Livre Arbítrio

O Rabi Akiva (I/II Séc. d.C.) disse: "Tudo está previsto [por Deus], mas foi dado [ao homem] o livre-arbítrio" (em hebraico, "hakol tsafuy, weharshut netunâ"). Akiva, talvez sem o saber, tocou num dos assuntos mais paradoxais da teologia cristã (e da teologia judaica também, é claro!), a saber: a onisciência ou presciência divina versus o livre-arbítrio humano.


 
Normalmente, somos tentados a pensar que se Deus já sabia ontem que nós pecaríamos hoje, então nós não poderíamos ter outra escolha, a não ser pecar. Ou seja, nossas ações já estariam predestinadas. Porém, o paradoxo teológico proposto por Akiva (há aproximadamente 1300 anos antes de João Calvino e Jacó Armínio surgirem) nos diz que Deus já sabe qual será a nossa escolha, mas, ainda assim, por mais absurdo que isso possa parecer, nós ainda temos total liberdade em nossa escolha.

O que Akiva está dizendo é que o conhecimento divino antecipado do futuro, por si só, não interfere em nossas ações. Em outras palavras, como Deus é eterno e, portanto, todas as coisas existem diante dEle numa espécie de "eterno presente", logo, Deus conhece o futuro não porque Ele determina certas forças que controlam e determinam a escolha, mas porque, para Ele, o acontecimento ainda futuro da escolha que iremos fazer já está acontecendo (perante Ele) durante o Seu " eterno presente ", agora mesmo.

Seria Akiva um defensor de um tipo de pré-arminianismo judaico? Em hipótese alguma! Teria Armínio sorvido suas ideias de Akiva? Pouco provável. De qualquer modo, independentemente da corrente teológica que adotarmos, uma coisa é certa: "a dialética entre o Calvinismo e o Arminianismo está determinada a acontecer ad infinitum na Teologia. Porém, você continua sendo totalmente livre para entrar ou não no debate".

Eu entrei!

Créditos: Blog do Vailatti

24/08/2013

Quando o Cristão Tropeça


Que diz a Escritura?

"Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça'." (Romanos 4:3)

Ao contrário do que muita gente pensa, a Bíblia não diz que, ao se tornar um cristão, você nunca irá tropeçar. A Bíblia também não diz que se você for um crente verdadeiro, não irá cometer erros ou deslizes periodicamente.

A Bíblia diz sim, que se você for um verdadeiro crente, toda vez que tropeçar irá levantar-se e seguir em frente. É assim que se determina se alguém é um verdadeiro crente ou não.
 

Embora Abraão tenha sido amigo de Deus (pois assim foi mencionado nas Escrituras por três vezes), ele também teve seus tropeços de fé. No entanto, a Bíblia diz que "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça". (Romanos 4:3).
 

- Isso quer dizer que Abraão foi declarado justo por causa das coisas boas que ele fez?
 - Será que Deus justificou Abraão porque ele viveu uma vida santa, pura e impecável? Dificilmente.

Uma avaliação honesta sobre a vida de Abraão mostra claramente que ele era um homem falho.
 

O importante é que todas as vezes que Abraão se desviava do caminho reto e estreito, ele voltava.

Se alguém se diz cristão mas tropeça e nunca retorna para a fé, essa pessoa não é crente.

Como 1 João 2:19 diz: "Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos."

Os verdadeiros crentes ficam frustrados com o seu pecado e, rapidamente retornam ao caminho da cruz do Calvário.

Glória, pois a Ele.

créditos: Devocionais Diários

07/03/2013

Cura e Libertação para crentes?! Até quando?

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. (Gálatas 6:15).


Por Maurício Arruda

O quê a falta de hermeneutica e exegese podem fazer com uma igreja? Para onde a leitura superficial dos textos Bíblicos pode conduzir uma igreja fraca e débil? Resposta simples: à Heresia!
 
Antes cada um de nós (que somos a igreja), deveríamos ser como os bereanos. Leia (Atos 17:11)
 
Hoje o que mais se vê dentro das igrejas neopentecostais, é um amontoado de baboseira e entretenimento exacerbado. Hoje a quase 8 (oito) anos de conversão, posso afirmar com propriedade que já vi de tudo um pouco, e confesso que o conteúdo destas igrejas mais se parece com uma sopa entulho e menos com o evangelho genuíno.
 
Os púlpitos estão cheios de gente despreparada que não tem nenhum conhecimento bíblico teológico e suas pregações são na verdade, distorções com uma exposição de textos fora do contexto.
 
Claro que ainda há o fator "viver a Palavra", que notoriamente vemos que a maioria dos que pregam não vivem 10% do que proferem ou pregam. Fariseus hipócritas!
 
Estes que vivem no engano, são frutos deste modelo de igreja atual, onde orações são feitas somente nos cultos, onde vida devocional, somente aos domingos, gente que é sempre derrotada por toda sorte de pecados como mentiras, fornicação, lascívia, prostituição, bebedices etc. Gente que não passa de marionetes de coronéis avarentos, super apóstolos que se auto-proclamaram interessados em suas vaidades, viagens, carros importados e vida luxuosa.
 
Pobres almas que estão mais próximos da boca do inferno do que do Reino de Deus. E o pior, acreditam que servem a Deus com suas vidas religiosas. Desconhecedores da sã doutrina que desvalorizam o sacrifício vicário.
 
Seminários atrás de seminários, ano após ano e sempre o mesmo tema: cura e libertação para convertidos. Pergunto: Teria validade estas práticas? Meu Deus que pobreza!
 
Já vi pastores obrigarem toda liderança a frequentarem estes seminários onde alguns chegam até a ter que fazer regressão espiritual, tipo nova era dentro da igreja, onde o crente é obrigado a lembrar de coisas passadas e se este não participar de tais práticas, é taxado como satanista, anticristo, rebelde, etc e fica na lista negra da igreja.
 
Na verdade me desculpe a franqueza, mas isso me causa nojo e indignação! Isso geralmente acontece quando o recém-convertido está passando pelo seu primeiro amor, pela alegria de ter encontrado Cristo e no fim, acaba virando uma prática comum na vida deste membro.
 
São manipuladores das Escrituras! Veja o que diz o verso de 2 Pedro 2:3: "E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita".
 
Isso sem falar da doutrina das maldições herdadas, conhecida como maldições hereditárias (as que resistiram a Cruz do calvário), que blasfêmia, um insulto à palavra de Deus.
 
Haveria então um poder especial de "ministros" sobre tais maldições e pecados que Jesus Cristo não venceu?
 
Isto é um verdadeiro absurdo! É como propor cura à prestação. Isso nada mais é que desvalorizar o sacrifício de Jesus na cruz e dizer que este não foi o bastante, seria como dizer que Deus não é soberano. 
São tantas heresias e besteiras, mover profético, cura interior, libertação, mapeamento, atos proféticos, satanismo, unção do riso, do leão, ativa isso, desativa aquilo, etc. Socorro!
 
Quero apenas prosseguir em conhecer Jesus (Oséias 6:3 ) e viver a regeneração em meu caráter dia após dia, mediante a vida de oração e leitura da palavra de Deus, fato este que dificilmente é pregado nos púlpitos, pois afinal, isso pode afastar o membro da igreja. Quem é que gosta de ser confrontado?
 
É hora de parar com estas práticas esquisitas e pregar o evangelho simples e verdadeiro, o evangelho de Jesus Cristo que é o Único que liberta, cura e restaura. (João 8:36). Não precisamos de fórmulas mágicas. Precisamos é ler as Escrituras e aplicá-las aos nossos dias hoje.
Sei que muitos ao lerem esta postagem vão me taxar de rebeldão, semeador de contendas, crítico, como já fui taxado outrora, fundamentalista, etc. Para estes deixo mais estas passagens da sã doutrina: "Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus" (2 Coríntios 2:17) e "E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo" (Marcos 13:13).
 
Para muitos igreja é isso, muito entretenimento, festas de todos os tipos, bailes para encontrar candidatos(as) para casamentos, mundanismo dentro da igreja, ringues de lutas, oba oba, teologia fraca e rasa que trazem sempre a mesma revelação da passagem que esta sendo pregada, modismos, clube do bolinha, evangelho fácil, vida próspera a qualquer preço, palavras que massageiam o ego, mas não falam de arrependimento, não confrontam o caráter sujo da maioria dos membros e líderes manipuladores, gente que é cristã apenas da porta da igreja para dentro, preocupados em cumprir uma agenda de ministério e escalas, quando na verdade, deveriam se preocupar em ter um caráter santo e regenerado diante de Deus que deseja nosso coração.
 
Isto posto, deixo uma frase para meditação: "Acorde em quanto é tempo e volte ao Evangelho simples e verdadeiro, conheça o Cristo, a saber Jesus, Único, O grande Eu Sou, conheça-O, ame-O, e então seja liberto. Busque a regeneração em Jesus dia após dia e medite nas Escrituras insistentemente."
 
Que Deus tenha misericórdia de nós.

14/02/2013

Alegrai-vos sempre no Senhor

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. (Fp 4:4)



Deixe-me fazer uma pergunta pessoal, talvez desconfortável: você é feliz? As pessoas ao seu redor podem garantir que você é a uma pessoa feliz?

A alegria cristã
Este texto nos mostra que a alegria não é uma opção, mas um mandamento. O verbo está no imperativo: alegrai-vos! Sendo assim, não ser uma pessoa alegre é um pecado de desobediência a uma ordem expressa de Deus.

Além disso, a alegria do cristão não depende das circunstâncias. Paulo não escreveu essas palavras na bonança da vida, mas preso em Roma!

E, também, a alegria do cristão não é um mero sentimento, mas está em uma pessoa: em Cristo. Paulo diz: “alegrai-vos no Senhor”.

A alegria do cristão é imperativa, ultracircunstancial e cristocêntrica.

Quais são os ladrões que tem saqueado a sua alegria?

Contudo, muitos ladrões roubam essa nossa alegria e cada capítulo de Filipenses fala de um desses ladrões.

1) As Circunstâncias da vida
Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; (Fp 1:12)

Paulo, mesmo tendo passado tudo o que passou, conseguia se alegrar em meio das circunstâncias.

2) As Pessoas
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (Fp 2:3-5)

As pessoas nos decepcionam e o perdão é uma necessidade, pois assim Jesus ordenou. O perdão é uma obra da graça de Deus em nos, que nos liberta. Não se esqueça da história do credor incompassivo em Mateus 18. Ele devia 10 mil talentos ao rei e seu servo 100 denários. 10 mil talentos são 600 mil vezes maior que 100 denários. Mesmo tendo recebido tamanho perdão, ele não perdoou. Se Deus lhe perdoou tamanha culpa do pecado, você não irá perdoar o pequeno pecado do seu próximo?

3) A Preocupação com o Dinheiro
O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. (Fp 3:19)

Dinheiro é mais que uma moeda. Dinheiro pode ser um ídolo.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:6-10)

O luxo de ontem se tornou a necessidade do hoje e deixamos de ficar contentes com o básico. Lembre-se: o dinheiro em si mesmo não faz a pessoa feliz, pois a felicidade está em Deus!

4) A Ansiedade
Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4:6-7)

Ansiedade é o mal deste século, atingindo a todos. Ansiedade pode ser um sinal de incredulidade.

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:31-33)

Qual é o tamanho do seu Deus?

Busque santidade e alegria

A ideia de que “devemos buscar a santidade e não a alegria” é uma mentira, pois Deus quer que sejamos felizes Nele. O nosso problema, é que buscamos muito pouco a alegria, contentamo-nos com poucas coisas, quando Deus nos criou e salvou para termos a maior das alegrias: Ele mesmo.



Por: Hernandes Dias Lopes. Pregado no dia 06/02/13, na 15ª Consciência Cristã (VINACC). Copyright © 2013 Consciência Cristã. Website: http://www.conscienciacrista.org.br/.

Resumo por: Voltemos Ao Evangelho. Original: Hernandes Dias Lopes – Alegrai-vos sempre no Senhor #15CC


01/09/2012

Pregadores deste século # 1

2 Timóteo 4:1-4
 
Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Cansado de pregações rasas e superfciais? Cansado de ver nos púlpitos gente despreparada, sem conhecimento Bíblico e sem nenhuma unção? Acompanhe esta série de 3 postagens "Pregadores deste século" onde postaremos os tipos de pregadores e seu público alvo. Ao final da série, postaremos o verdadeiro exemplo de pregador segunda a luz das Escrituras.


Pregador humorista. Diverte muito o seu público-alvo. Tem habilidade para contar fatos anedóticos (ou piadas mesmo) e fazer imitações. Ele é como o famosos humoristas do gênero stand-up comedy. De vez em quando cita versículos. Mas os seus admiradores não estão interessados em ouvir citações bíblicas. Isso, para eles, é secundário.

Pregador “de vigília”. Também é conhecido como pregador do reteté. Aparenta ter muita espiritualidade, mas em geral não gosta da Bíblia, principalmente por causa de 1 Coríntios 14, especialmente os versículos 37 e 40: “Se alguém cuida ser espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor... faça-se tudo decentemente e com ordem”. Quando ele vê alguém manejando bem a Palavra da verdade (2 Tm 2.15), considera-o frio e sem unção. Ignora que o expoente que agrada a Deus precisa crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18; Jo 1.14; Mt 22.29). Seu público parece embriagado e é capaz de fazer tudo o que ele mandar.

Pregador “de congresso”. Entre aspas porque existe o pregador de congresso que faz jus ao título. Mas o pregador “de congresso” (note: entre aspas) anda de mãos dadas com o pregador “de vigília”, mas é mais famoso. Segundo os admiradores dessa modalidade, trata-se do pregador que tem presença de palco e muita “unção”. Também conhecido como pregador malabarista ou animador de auditórios, fica o tempo todo mandando o seu público repetir isso e aquilo, apertar a mão do irmão ao lado, beliscá-lo... Se for preciso, gira o paletó sobre a cabeça, joga-o no chão, esgoela-se, sopra o microfone, emite sons de metralhadora, faz gestos que lembram golpes de artes marciais... Exposição bíblica que é bom... quase nada!

créditos: Ciro Sanches Zibordi

31/08/2012

Graça Comum e Graça Especial

Os teólogos como um todo fazem distinção entre Graça Comum e Graça Especial. De forma simples, podemos distinguir entre as duas da seguinte forma:

Graça Comum é aquela ação benévola de Deus que nos permite viver e usufruir deste mundo, e Graça Especial é aquela ação benévola de Deus que garante ao pecador um lugar ao céu.

No decorrer da vida cristã, aprendemos a valorizar a salvação acima de todas as coisas. Essa atitude é nobre, pois não há nada mais digno de nossa gratidão a Deus do que a manifestação de sua Graça Especial na vida de um indivíduo, mas isso não pode nos tornar indiferentes quanto às bênçãos advindas da Graça Comum.


Abaixo uma autentica demonstraçao da graça comum. Classico do Reggae!


Texto: Igreja Presbiteriana Betania

Jesus não quer ministros de cabeça vazia



Nosso Senhor hoje não quer ministros de cabeça vazia, nem de coração vazio; portanto, meus irmãos, encham os potes com água. Estudem bastante, esforcem-se muito, aprendam tudo o que conseguirem, e encham os potes com água. "Ó", alguém dirá, "como esses estudos levarão à conversão de pessoas? A conversão é como o vinho, o estudo que esses jovens aprenderão será como água". Esse alguém tem razão; mas mesmo assim ainda mando os estudantes encher os potes com água, na expectativa de que o Senhor Jesus a transforme em vinho.
 
Ele pode santificar o conhecimento humano e torná-lo útil na exposição do conhecimento de Jesus Cristo. Espero já ter passado a época em que alguém sonhou com a utilidade da ignorância e grosseria para o reino de Cristo. O grande Mestre queria que seus seguidores aprendessem tudo o que pudessem chegar a conhecer, e especialmente conhecer a si mesmos e às Escrituras, a fim de poderem apresentá-lo para proclamar seu evangelho. "Encham os potes com água!".
 

C. H. Spurgeon, in: Os milagres de Jesus, p. 141 (Sermão: "Os potes de água em Caná")

Walter Mcalister - Quem pode pregar na Igreja?


20/08/2012

Aprendendo com I Timóteo

1 Timóteo 5:8

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.


 
Por Maurício Arruda

Bom, antes de qualquer coisa precisamos definir o que é família para entender o que o apóstolo Paulo quer nos ensinar no verso acima.

Segundo o dicionário, a definição que mais se enquadra em nossos dias é que família é o conjunto de pessoas que vivem na mesma casa ou o conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes.

Temos uma mania cultural de entender que família são todos os parentes, quando na verdade, não é desta forma que se deve definir família, ou seja, família são os da nossa casa, do mesmo teto, geralmente pai mãe e filhos se houver, os demais, se tornam apenas parentes.

Com isso entendido, o que aprendo aqui com a epístola paulina?

Além do óbvio, que precisamos cuidar da nossa família, e aqui em todos os aspectos, há uma série de ramificações que poderíamos aprender com esta passagem, mas hoje quero focar a leitura e a meditação aplicando-a ao ministério local onde muitos estão inseridos, ou estarão ao longo da sua vida cristã, uma vez chamados, e aqui me refiro a fazer parte de um ministério atuante quer seja diaconato, presbitério, intercessão, musical, zeladoria, etc e não apenas a ser membro de uma congregação embora este ensino sirva para todos.

Como pode alguém querer servir em algum ministério de sua igreja, se este ou esta pessoa não consegue cuidar do seu 1° ministério que é família? Como pode alguém achar que tem fé se o verso diz que o que vive desta forma NEGOU A FÉ E É PIOR QUE O INFIEL?

Infiel? Quem foi infiel com Jesus, ou melhor, qual foi o pior infiel humano bíblico de Cristo segundo as Sagradas Escrituras? Muitos, poderíamos responder aqui, mas o que mais me chama a atenção no ministério de Jesus é o traidor que fez parte dos 12, a saber, Judas Iscariotes.

Não bastasse esta semelhança, a Bíblia diz que o que não cuida da sua família é PIOR QUE O INFIEL. Então como podemos estar no ministério, servindo a Deus desta forma? A resposta é NÃO PODEMOS!

Deus se quer receberá o seu trabalho, é vão, torpe e inútil. Para Deus o mais importante primeiramente é a sua família. Não existe ministério, segundo as Escrituras, de infiéis. Na há a presença ou influência do Espírito Santo em quem se porta de tal maneira e sim de satanás, é duro este sermão, mas encare-o como uma exortação da parte de Deus.

Será que um dos problemas do seu ministério (que na verdade é de Deus), não prosperar não está relacionado à sua família? Será que você tem cuidado dos teus da maneira que a Bíblia ensina? Tem tido tempo com esposa, marido, filhos, irmãos etc, ou você é mais um daqueles que acha que estando 24 horas dentro igreja ou sendo um ativista descomedido tem agradado a Deus?

Na Bíblia sempre encontramos um direcionamento correto para todas as questões que norteiam nossas vidas. A diferença entre o que serve e o que não serve, é facilmente vista na obediência a qual temos aplicado os preceitos Bíblicos em nossas vidas diárias e nas coisas aparentamente mais insignificantes, mas que pra Deus são premissas indispensáveis.

Não seja apenas ouvinte, mas sim praticante.

Deus te abençoe.

05/08/2012

A letra mata? Penso que o que mata é a ignorância...

Por Maurício Arruda

Não foi uma única vez que vi e ouvi pregadores modernos ensinarem a sã Doutrina de forma equivocada e porque não dizer herética. Isso se dá pelo notório despreparo teológico, hermenêutico e exegético destes pregadores.




Os púlpitos estão cada vez mais distantes da verdade bíblica e, consequentemente o ensino, sendo distorcido descaradamente, influenciando toda membresia aos mais estúpidos erros, formando cristãos alienados e meninos inconstantes, conforme dito pelo apóstolo Paulo na carta aos Efésios (Efésios 4:14).


Claro que cada cristão é responsável por sua vida espiritual todavia, o ensino bíblico e a pregação, jamais devem ser postas de forma distorcida, onde são retirados textos fora de contextos e expostos erroneamente.

Certamente aqui, o problema seria muito menor se o brasileiro cristão não fosse um povo analfabeto de bíblia, mas infelizmente o quadro é este; povo que só alimenta de palavra de púlpito, facilmente é levado ao engano.

Desta vez, o então pregador em questão até que estava indo bem expondo de maneira bem simples a importância das Escrituras para uma vida cristã saudável, não fosse pelo infeliz disparate: "A palavra mata!".

Primeiramente, entendo que nem deveria ser falada tal coisa, uma vez que a intenção do pregador era levar o povo à consciência da Palavra de Deus na vida cristã e em segundo lugar, o verso de 2° Coríntios 3:6, jamais significa que a palavra (na verdade a Letra), mata alguém. Isso certamente é uma blasfêmia.

Fica claro no contexto que a "letra" à qual Paulo se refere são os dez mandamentos ou a lei, que foi dada a Israel através de Moisés com o propósito de provar o homem e revelar que ele incapaz de seguir a lei e é aí que entra a Graça de Cristo morrendo em nosso lugar.

Portanto, quando o apóstolo diz que "a letra mata", ele está dizendo que a lei tem o papel de condenar, não pode dar vida. Como poderia este ensino ser verdade se o próprio Jesus disse em João 5:39: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.

Isto posto, quero me valer novamente das palavras do grande apóstolo em: Tito 1:9-11a:

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
Aos quais convém tapar a boca
.

Não seja enganado. Leia as Escrituras, ore!

Deus te abençoe.

02/08/2012

Como conduzir-se a si mesmo na Caminhada Cristã #4

Apesar de Deus ter perdoado e esquecido seus pecados, não os esqueça: lembre-se sempre deles, de como era uma escravo (a) sem esperança na terra do Egito. Traga à memória suas ações de pecado antes de sua conversão, assim como o apóstolo Paulo está sempre mencionando sua antiga atitude de blasfêmia, em que perseguia o Espírito e maltratava o povo de Deus, humilhando seu coração, dizendo ser “o menor dos apóstolos”, indigno de “ser chamado apóstolo”, “menor dos santos” e “o maior dos pecadores”.



Confesse sempre seus pecados a Deus e deixe com que este texto esteja sempre em sua mente: “para que te lembres e te envergonhes, e nunca mais fale a tua boca soberbamente, por causa do teu opróbrio, quando eu te houver perdoado tudo quanto fizeste, diz o SENHOR Deus.” (Ez 16; 63)

Deus te abençoe.

fonte: carta escrita por Jonathan Edwards

Como conduzir-se a si mesmo na Caminhada Cristã #3

Quando ouvir a um sermão, ouça por si mesmo(a). Mesmo que provavelmente o que está sendo pregado seja para não-convertidos ou para aqueles que, de outras maneiras, estão em diferentes circunstâncias que você.

Assim, deixe com que a principal intenção de sua mente seja a ponderação: em quais aspectos isto é aplicável a mim? E em que posso melhorar para o próprio bem de minha alma?

Deus te abençoe.
fonte: carta escrita por Jonathan Edwards

26/07/2012

Pastor não é palhaço! A necessidade de reforma dos púpitos brasileiros.

Por Alan Kleber 

Sem sombra de dúvida, a Reforma Protestante do século XVI foi o maior reavivamento produzido pelo Espírito Santo em toda a história da Igreja de Cristo. Tudo começou pelo resgate da genuína pregação. Naqueles dias, poucos pregavam com fidelidade as Escrituras. Os sacerdotes, a maioria ignorantes, mal sabiam ler e escrever. No máximo decoravam a missa em latim. O povo, mergulhado em profundas trevas espirituais cegamente seguia o entretenimento supersticioso e idólatra do clero.


Quando Martinho Lutero, Ulrich Zwingli, João Calvino, John Knox e outros pastores começaram a pregar novamente a Palavra de Cristo, o povo que andava em trevas contemplou mais uma vez o brilho da luz. O Senhor promoveu um grande despertamento espiritual na Europa, levando países inteiros a abraçarem o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

A máxima protestante “Igreja Reformada, Sempre Reformando”, ainda hoje nos ensina que a verdadeira reforma consiste em sempre reavaliarmos a nossa fé e prática segundo os padrões estabelecidos pelas Escrituras. A nossa consciência, como disse Lutero, deve estar cativa à Palavra de Deus. A nossa pregação precisa ser clara e objetiva. Seu conteúdo: Jesus Cristo, e este crucificado (1 Co 2). Não há lugar para brincadeiras quando proclamamos o Reino de Deus.

Hermisten Maia falando sobre isso usou a seguinte ilustração: “Imagine um jovem entre muitos outros, ansiosamente procurando seu nome na lista afixada na parede da universidade. Ele busca saber se foi aprovado ou não no vestibular. De repente, surge um amigo com um sorriso largo no rosto e com braços abertos dizendo: – Você conseguiu! Você foi aprovado! O jovem começa a gritar e pular de alegria, dá um abraço apertado naquele amigo, ri, chora, comemora…

Contudo, em meio a toda aquela euforia, seu ‘amigo’ diz: – É tudo brincadeira, não passou de uma piada; seu nome não consta entre os aprovados”. Como você reagiria a essa situação se fosse o vestibulando? Se você corretamente não admite brincadeiras com coisas sérias, será que o Evangelho, que envolve vida e morte eternas seria passível de brincadeiras, de gracinhas ou palhaçadas?

Da mesma forma, hoje muitos pregadores estão apresentando uma mensagem incompreensível à Igreja. Os crentes se acostumaram a ouvir o seu pastor brincar tanto com assuntos sérios, que não conseguem descobrir o temor e tremor do Senhor em suas brincadeiras. Eles sobem ao púlpito e pensam que estão no picadeiro, alguns até mesmo vestidos de palhaço!

Os palhaços “pregadores” afirmam que nós é que confundimos “expor a Bíblia com seriedade” com “expor a Bíblia sério”. Argumentam que Jesus usava muito humor para pregar e que a chave hermenêutica para compreendermos as parábolas de Jesus é o humor. Sinceramente, eu não consigo enxergar nenhum pingo de humor quando Jesus fala sobre o Dia do Juízo, onde separará ovelhas de bodes, lançando estes no inferno. Não dá para rir!

O resultado trágico dessa esdrúxula metamorfose é que o povo de Deus, por não perceber a diferença entre o palhaço e profeta, aprova este comportamento absurdo e pecaminoso por meio de aplausos e boas gargalhadas.

O desaparecimento da verdadeira pregação é sempre um grave sintoma de que púlpitos estão vazios.

Percebemos mais uma vez o entretenimento substituindo o verdadeiro papel do profeta.

Não é de se estranhar a resistência por parte de muitos em ouvir e atender a mensagem da cruz. Como falar do pecado, ira de Deus, morte, inferno, arrependimento, cruz, salvação e sacrifício de modo divertido? Tem muitos pastores vestidos de palhaço afirmando: “Sim, isso é possível”. Eles têm envolvido as nossas crianças e a nossa juventude com essa maneira engraçada de pregar. Onde isso vai parar? Precisamos urgentemente de uma reforma em nossos púlpitos!

Kierkegaard conta que certa vez um circo se instalou próximo de uma cidadezinha dinamarquesa. Este circo pegou fogo. O dono do circo vendo o perigo do fogo se alastrar e atingir a cidade mandou o palhaço, que já estava vestido a caráter, pedir ajuda naquela cidade para apagar o fogo. Inútil foi todo o esforço do palhaço para convencer os seus ouvintes.

Quanto mais ele gritava “O circo está pegando fogo!”, o povo ria e aplaudia o palhaço entendendo ser esta uma brilhante estratégia para fazê-los participar do espetáculo… Quanto mais o palhaço falava, gritava e chorava, insistindo em seu apelo, mais o povo ria e aplaudia… O fogo se propagou pelo campo seco, atingiu a cidade e esta foi destruída.

Pastor não é palhaço, é profeta. Seu púlpito não é picadeiro, mas o lugar de onde ele proclama com autoridade a Palavra de Deus. Sua missão é pregar em alto e bom som, de forma pura e simples as Boas Novas do Evangelho e todas as suas implicações. O pastor não é um animador de auditório, nem um contador de piadas. Lugar de palhaço é no circo. Que Deus tenha misericórdia de nós, levantando novos reformadores!

***


fonte E a Bíblia com isso?, publicado aqui no Cristão Sim Alienado Não

16/07/2012

Sim, sim! Não, não!

Mateus 5:37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.


Hoje a “mentira social” virou praxe no trabalho e em relacionamentos. O chefe manda a secretária dizer “Ele não está aqui” quando não quer atender um telefonema. O amigo diz “Eu vou! Eu vou!” ao convite, quando de fato não pretende ir.

A verdade, quando falada diante de um tribunal, ou numa conversa casual, abre portas e fecha outras. Ela sempre conduz para um caminho. É o caminho pelo qual o discípulo precisa andar. Pessoas reagem à verdade.
É por isso que temos medo de dizê-la. Um relacionamento,um emprego ou uma vida podem tomar um rumo indesejado se falamos a verdade. Temos medo de perder admiração ou aceitação, um amigo ou um emprego.

Então mentimos, ocultamos ou disfarçamos – e  matamos a verdade. Sem perceber, toda mentira, por menor que seja, só leva a um caminho. Esse caminho, quando trilhado, passo a passo, só leva a um lugar – o destino do pai da mentira e de todos os mentirosos (Apoc 21:8).

Que a nossa palavra seja sempre uma só, aquela que pode ficar em pé com Jesus, unida com ele, seja qual for a consequência. Há verdades que não precisam ser ditas.

Erros e pecados de outros nem sempre precisam ser revelados, pois nem sempre essa revelação é necessária ou vai ajudar. Você fala para todos de todos seus pecados? Então tenha o mesmo cuidado com os pecados dos outros.

Só se deve contar "toda a verdade" da vida dos outros, aquele que vai contar também "toda a verdade" sobre sua vida. Se for necessário falar, e se pode ofender, vamos tomar cuidado para que seja falada com amor e consideração.

Na vida do discípulo só tem um caminho – a verdade. Somente o discípulo conhece a Verdade que leva ao caminho da vida eterna. É por isso que a verdade é tão importante para nós.

Deus te abençoe.

Pense Nisso!

créditos: hermeneutica.com, divulgação: Cristão Sim Alienado Não