04/04/2011

O caminho da comunicação

Provérbios 17:27 - Em 2 traduções

Quem é moderado nas suas palavras, tem conhecimento; E o que tem espírito sereno, é homem de inteligência. (Sociedade Bíblica Britânica)

Refreia as suas palavras aquele que possui o conhecimento; e o homem de entendimento é de espírito sereno. (Almeida Revisada - Imprensa Bílblica)



Por Maurício Arruda

A comunicação é um dos maiores segredos para uma vida conjugal de sucesso. Sem este componente, certamente os relacionamentos podem em algum momento sofrer sérios danos.

Uma das principais trilhas ou caminhos que sustentam o namoro e consequentemente a vida conjugal é a comunicação. Sem ela, as possibilidade de sucesso no namoro e casamento ficam comprometidas. Muitas vezes os casais se apegam às mágoas, talvez causadas por uma antiga deficiência de comunicação ainda não cicatrizada.

A comunicação, jamais deve se deixada de lado seja por este ou aquele motivo. Deve-se então, persistir em ter-se uma boa comunicação com o parceiro (a).

Certa vez um escritor disse: "Se é que existe apenas um entendimento intuitivo indispensável com o qual um jovem casal deve começar a vida a dois, seria o de que ambos devem manter abertos, a qualquer custo, os canais de comunicação entre si".

Daí surgem as perguntas: Existe um estilo de comunicação melhor do que o outro, ou mais eficiente? Nos últimos anos foram escritos vários livros sobre o assunto, contudo, existe um livro muito mais antigo que contém o melhor e mais abrangente estilo de comunicação. A bíblia!

Abaixo uma gama de versos bíblicos para ajudá-los na compreensão desta postagem, e sobretudo para manter seu relacionamento num crescimento constante pautado na palavra de Deus.

Tiago 3:2
Pois todos nós tropeçamos em muitas coisas; se alguém não tropeça em sua palavra, é um homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo.

1 Pedro 3:10
Pois quem amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os lábios falem dolosamente.

Provérbios 18:21
A morte e a vida estão no poder da língua, cujos amadores comerão dos frutos dela.

Provérbios 21:23
Quem guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.

Efésios 4

15 mas praticando a verdade em amor, cresçamos em todas as coisas até chegarmos a ele, que é a cabeça, Cristo,
16 de quem todo o corpo conjuntado e coligado pelo que toda a junta supre, segundo a operação na medida de cada membro, efetua o aumento do corpo para edificação de si mesmo em amor.
17 Isto, portanto, digo e testifico no Senhor, que não mais andeis como também andam os gentios na vaidade de sua mente,
18 sendo obscurecidos no seu entendimento, alienados da vida de Deus, pela ignorância que há neles por causa do endurecimento do seu coração,
19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à lascívia, para praticarem com avidez toda a imundícia.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo;
21 se é que o ouvistes e fostes instruídos nele, como está a verdade em Jesus,
22 a vos despir, no que diz respeito ao vosso procedimento anterior, do homem velho que se corrompe segundo as cobiças do engano,
23 e a vos renovar no espírito da vossa mente,
24 e a vos revestir do homem novo que segundo Deus foi criado em justiça e santidade da verdade.
25 Por isso renunciando a mentira, falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

Deus Abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About