29/07/2011

Lascívia - O pecado que precisa ser combatido a cada dia!



Hoje o mundo está repleto de situações que induzem à lascívia e, se não vigiarmos, somos descaradamente impulsionados a ela. E isso é algo podre, ruim, nojento, é propensão para a sensualidade, e mais do que isso, é pecado e pecado, te afasta de Deus. Muito pouco se fala sobre o assunto, por motivos diversos: Há quem não fale, pois não tem confiança nas pessoas, outros por vergonha, alguns dizem que não sofrem de tal coisa e por aí vai. Como a proposta desta postagem é evitar que isto aconteça, abaixo seguem preciosas dicas de como agir na luta deste terrível desejo:


EVITAR — Evite, tanto quanto for possível e sensato, imagens e situações que despertam desejos impróprios. Eu disse "tanto quanto possível e sensato", porque às vezes a exposição à tentação é inevitável. E usei os termos "desejos impróprios", porque nem todos os desejos por sexo, alimento e família são maus. Sabemos quando tais desejos são impróprios, prejudiciais e estão se tornando escravizantes. Conhecemos nossas fraquezas e o que provoca tais desejos. Evitar é uma estratégia bíblica. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que com coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2.22). Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. (Rm 13.14).

NÃO — Diga "não" a todo pensamento lascivo, no espaço de cinco segundos. E diga-o com a autoridade de Jesus Cristo."Em nome de Jesus: Não!" Você não tem mais do que cinco segundos. Se passar mais do que esse tempo sem opor-se a tal pensamento, ele se alojará em sua mente com tanta força a ponto de se tornar quase irremovível. Se tiver coragem, diga-o em voz alta. Seja resoluto e hostil. Como disse John Owen: "Mate o pecado, se não ele matará você". Ataque-o imediatamente, com severidade. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tg 4.7).

VOLTAR — Volte seus pensamentos forçosamente para Cristo, como uma satisfação superior. Dizer "não" será insuficiente. Você tem de mover-se da defesa para o ataque. Combata o fogo com fogo. Ataque as promessas do pecado com as promessas de Cristo. A Bíblia chama a lascívia de "concupiscências do engano" (Ef 4.22). Tais concupiscências mentem e prometem mais do que podem oferecer. A Bíblia às chama de "paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância" (1 Pe 1.14). Somente os tolos cedem a elas.

"Num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro" (Pv 7.22). O engano é vencido pela verdade. A ignorância é derrotada pelo conhecimento. E tem que ser uma verdade gloriosa e um conhecimento formoso. Esta é razão por que escrevi o livro Vendo e Provando a Cristo (Seeing and Proving Christ — Crossway, 2001). Preciso de breves retratos de Cristo para me manter despertado, espiritualmente, para a sublime grandeza do Senhor Jesus. Temos de encher nossa mente com as promessas e os deleites de Jesus. E volvermo-nos imediatamente para tais promessas e deleites, depois de havermos dito "não".


MANTER — Mantenha, com firmeza, a promessa e o deleite de Cristo em sua mente, até que expulsem a outra imagem. "Olhando firmemente para… Jesus" (Hb 12.2). Muitos fracassam neste ponto. Eles desistem logo. Dizem: "Tentei expulsar a fantasia, mas não deu certo". Eu lhes pergunto: Por quanto tempo fizeram isso? Quanta rigidez exerceram em sua mente?

Lembre: a mente é um músculo. Você pode flexioná-la com violência. Tome o reino de Deus por esforço (Mt 11.12). Seja brutal. Mantenha diante de seus olhos a promessa de Cristo. Agarre-a! Não a deixe ir embora. Continue segurando-a. Por quanto tempo? Quanto for necessário. Lute! Por amor a Cristo, lute até vencer! Se uma porta automática estivesse para esmagar seu filho, você a seguraria com toda a sua força e gritaria por ajuda. E seguraria aquela porta… seguraria… seguraria… Jesus disse que muito mais está em jogo no hábito da lascívia: Portanto se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para londe de ti...  (Mt 5.29).

APRECIAR — Aprecie uma satisfação superior. Cultive as capacidades de obter prazer em Cristo. Uma das razões porque a lascívia reina em tantas pessoas é porque Cristo não lhes é muito cativante. Falhamos e somos enganados porque temos pouco deleite em Cristo. Não diga: "Esta conversa espiritual não é para mim". Que passos você tem dado para despertar sua afeição por Cristo? Você tem lutado para encontrar gozo? Não seja fatalista. Você foi criado para valorizar a Cristo — de todo o coração — mais do que valoriza o sexo, o chocolate ou o açúcar. Se você tem pouco desejo por Cristo, os prazeres rivais triunfarão.

Peça a Deus que lhe dê a satisfação que você não tem. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Sl 90.14). E olhe…olhe… e continue olhando para Aquele que é a pessoa mais magnificente do universo, até que você o veja da maneira como Ele realmente é.

MOVER – Mova-se da ociosidade e de outros comportamentos vulneráveis para uma atividade útil. A lascívia cresce rapidamente no jardim da ociosidade. Encontre algo útil para realizar, com todas as suas forças. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor (Rm 12.11); Sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58).

Seja abundante em atividades. Faça alguma coisa: limpe um quarto, pregue uma tábua, escreva uma carta, conserte uma torneira. E faça tudo por amor a Jesus. Você foi criado para administrar e trabalhar. Cristo morreu para nos tornar zelosos "de boas obras" (Tt 2.14). Substitua as concupiscências e paixões enganosas por boas obras.

Pai de misericórdias, quão freqüentemente.
Deixamos de lutar contra a lascívia.
Temos abraçado o inimigo que faz guerra contra a nossa alma.
Perdoa-nos, de acordo com tua promessa de ser
Tardio em ira e abundante em misericórdia.
Vem agora e dá-nos nova determinação
Novo poder e nova visão de tuas
Promessas e de teu supremo valor.
Sacia-nos de manhã com a tua benignidade
Destrói a raiz de nossa lascívia com um prazer superior.

Em nome de Jesus, oramos. Amém.

(Artigo extraído do livro Penetrado pela Palavra, de John Piper)

Fonte: Blog Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário