17/01/2012

2° Timóteo

2° Timóteo 3.16 e 17

"Toda Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."

Estes versos de 2° Timóteo são alguns dos meus preferidos dentro tantos outros na palavra de Deus. E o que mais me agrada neles, é a menção que fazem às Escrituras. Descrevo abaixo uma pequena reflexão sobre o que aprendemos com estes versos:

Toda Escritura é divinamente inspirada:

A bíblia é em sua totalidade inspirada por Deus, é fato. Muitas vezes por falta de conhecimento (Oséias 4:6a), não cremos desta forma, ou pior do que isso, usamos a bíblia, quando usamos, da forma que nos interesse ou agrade, nos esquecendo de que, assim como o verso ensina, ela toda inspirada pelo Deus vivente. Portanto, temos que crer nas entrelinhas, no todo, e não apenas naquilo que nos parece conveniente.

e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

Note que neste contexto o verso nos informa sobre a eficiência das Santas Escrituras. Ela é o livro, que uma vez estudado, meditado, deleitado, discernido e enfim aplicado em nossas vidas, é capaz de realmente produzir efeito, e melhor que isto, justo.

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Aqui vemos o resultado de quem conhece, lê, e medita na Palavra. Podemos entender que é resultado obtido com os ensinamentos que a bíblia nos traz, evidentemente para quem a estuda e a conhece. Creio ainda que é o único meio, que faz com que nossas obras sejam boas e desta forma glorifiquem ao Deus da Palavra. Em contrapartida, não podemos negar que não há outro meio pelo qual devamos nos preparar. Não existe outro ensinamento, pois a biblia é completa, perfeita e eficaz.

Concluo que o cristão que não pratica diariamente ou constantemente a sua devocional dentro das Escrituras, dificilmente terá êxito em suas obras, sobretudo os que já servem em ministérios e exercem algum cargo dentro da igreja. Se não se gasta tempo estudando a bíblia, não se chega à maturidade cristã, seremos sempre meninos, imaturos na fé, sempre despreparados, errantes e inconstantes, e diga-se de passagem, tem muito crente nesta condição. Se você é um destes, se alegre com estes versos e comece imediatamente a estudar a palavra e viver o melhor de Deus.

Ore ao Pai!

Que Deus possa enchê-lo de sede e fome pela sua palavra, afim de que de você seja uma benção e Deus seja glorificado.

Sejamos como o salmista:

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:1-2

Deus abençoe.

por Maurício Arruda

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About