23/11/2010

Qualidade de quem é bom

Por Maurício Arruda


O que é bom? O que é ser bom? Será que eu sou bom? E Deus, é bom? Segundo a sua palavra que é verdadeira e eficaz, sim Deus é bom. Mas, qual parâmetro deve ser analisado para saber se sou uma boa pessoa e pratico coisas boas? Minha auto-análise? Minha assiduidade nos cultos e compromissos eclesiásticos? Ou talvez minhas ofertas e contribuições com as causas sociais?

Infelizmente nossas ações ainda que politicamente corretas, não nos condicionam tal qualidade. Veja o que Jesus respondeu a um homem que correu ao seu encontro e lhe fez a seguinte pergunta: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Marcos 10:18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus.

Lhe parece muito radical? Medite um pouco à respeito desta afirmação feita por Jesus. O próprio Jesus em toda sua integridade, honra e glória, o único sem pecado, aquele que operava e ainda opera maravilhas, responde desta forma para aquele homem... É por isso que amo as escrituras e a maneira de como Jesus ensinava e nos ensina até hoje.

Eu e você somos maus, nada temos a oferecer de nós mesmos. Paulo entendeu isso e disse em Romanos 7:24 "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?". Na carta aos Filipenses 4:8 Paulo nos exorta da seguinte forma: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Portanto, concluo que ainda que bom só exista um sendo o próprio Deus, temos que aplicar às nossas vidas toda virtude vinda dEle através do seu Santo Espírito em nós, longe das lentes dos homens que rotulam, longe da glória humana que traz consigo a soberba e longe da auto-suficiência, devemos mesmo, é estar na presença de Deus e desta forma frutificar através da virtude que vem do alto.

Tudo isso de forma humilde e simples assim como Jesus que em toda sua glória não se considerou bom, mas não deixou de ensinar a praticarmos a justiça e a misericórdia que o nosso Deus pediu.

Miquéias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

Deus te abençoe.

No mais tudo na Santa Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário